Meta Final 5)
O aluno elabora justificações sobre a importância de questões energéticas para a sustentabilidade do Planeta no que respeita a fontes de energia e eficiência energética.
Metas intermédias
- O aluno classifica fontes de energia em primárias e secundárias, renováveis e não-renováveis, utilizando como critérios a origem da energia e a renovação de tais fontes.
- O aluno identifica problemas económicos e sociais associados à actual dependência mundial dos combustíveis fósseis (exemplos: consumo e esgotamento das reservas existentes) e apresenta, fundamentando, alternativas para minorar a dependência.
- O aluno sistematiza critérios de escolha de fonte(s) de energia para uma dada região, tendo em consideração recursos aí existentes, localização, impactes ambientais, factores económicos, sociais, éticos e outros.
- O aluno descreve e usa informação organizada em texto e/ou tabelas e/ou gráficos relativamente a recursos e à situação energética mundial/nacional/local, apresentada em unidades de energia SI (ou outras).
- O aluno identifica e interpreta, em situações do dia-a-dia e/ou criadas em contexto laboratorial, transferências e transformações de energia envolvidas e usa diagramas esquemáticos de fluxo que salientem a conservação total da energia, assim como a energia útil e dissipada.
- O aluno classifica manifestações de energia nas duas formas fundamentais: cinética e potencial.
- O aluno identifica e caracteriza processos de transferência de calor (condução e convecção) e por radiação, em situações do dia-a-dia e/ou em contexto laboratorial.
- O aluno descreve medidas práticas eficazes e justifica a sua adopção na construção de casas ecológicas, com preocupações ao nível da eficiência energética (aproveitamento da luz solar para iluminação natural e aquecimento passivo; redução das transferências de energia térmica entre o interior e o exterior por condução).